Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vem aí os vinhos “50 tons de cinza”: o Seda Branca e o Cetim Vermelho


Rogerio Ruschel (*)
A popular saga dos livros eróticos “50 tons de cinza” que está saindo das estantes para chegar às telas do cinema a partir de agosto de 2014, agora também poderá chegar na sua mesa, na forma de garrafas de vinhos. Pois é. A autora Erika Leonard James (abaixo), britânica de nascimento, mãe de dois filhos e ex-executiva de TV, se associou a um produtor de vinhos da Califórnia para produzir dois vinhos com a marca da série: um branco, com o nome “White Silk” (Seda Branca) e um tinto, com o nome “Red Satin” (Cetim Vermelho).

O vinho branco White Silk utilizará uvas Gewürztraminer e Sauvignon Blanc, e tem “tons florais de lichia, mel e pera, temperados por sabores de maçã e pera com um ligeiro toque de caramelo”. Ou seja, uma espécie de sobremesa líquida. O vinho tinto Red Satin será produzido com uvas Petite Sirah e Syrah (ou Shiraz) e “tem aromas de cerejas negras, cacau em pó, creme de caramelo, baunilha, couro e especiarias de cravo”. Se você não está muito acostumada com estas descrições que os sommeliers fazem, não se preocupe, minha cara leitora: vai em frente que deve ser bom. 

Segundo EL James, este é um passo normal. “Sempre gostei de um bom vinho, então porque não combinar duas de minhas paixões e lançar produtos que são uma extensão natural da trilogia Cinquenta Sombras? Vinhos sempre fizeram parte natural da sensualidade impregnada dos meus personagens. Espero que meus leitores se aconcheguem com uma boa bebida enquanto apreciam o romance entre Anastásia e Christian”.

Não li os livros, mas são descritos por quem leu como histórias de uma relação tórrida entre dois (ou mais?) personagens. Não sei se a autora entende mesmo de vinho, mas parece que sim: jornalistas dizem que os dois vinhos foram produzidas sob supervisão direta dela com os enólogos da vinicultora californiana, e que ela mesmo preparou os textos de apresentação dos vinhos.

Anyway, em seu site oficial a autora faz uma lista de vinhos sugeridos para determinadas passagens dos livros. Por exemplo, para a cena da primeira noite de Anastásia com Christian no Escala (acho que o Escala é um hotel) ela recomenda uma garrafa de Pouilly Fumé servida com queijos, uvas verdes e vermelhas e pão baguete frances. Pouilly Fumé é uma Apelação de Origem Controlada (AOC) de vinhos brancos produzidos com uvas Sauvignon Blanc na região francesa de Pouilly-sur-Loire (veja foto abaixo). Quando maduras estas uvas parecem revestidas por uma floração cinza, com cor de fumaça (donde vem o nome fumé) – que casualmente tem a mesma cor dos nomes do livros da EL James – a moça é esperta, não?  

E para não dizer que não fui simpático a causas femininas: que tal harmonizar o vinho Red Satin da EL James, com o ator Charlie Hunnam (veja o cara aí embaixo) que vai fazer o papel do Christian no filme que será lançado em agosto de 2014? 

Para comprar os vinhos da série direto da fonte acesse  http://www.fiftyshadeswine.com/
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo, especialista em meio ambiente e não leu os livros de AL James.



Nenhum comentário:

Postar um comentário