Pesquisar neste blog

sábado, 2 de novembro de 2013

Duomo de Florença: a obra de 600 anos que venceu o tempo, a peste, a falta de recursos e os limites da Arte


Por Rogerio Ruschel (*)
O Duomo de Florença é um dos mais belos patrimônios históricos da humanidade. Mas também foi um dos mais demorados para ser feito: da pedra fundamental (em 1296, a partir de um projeto de Arnolfo di Cambio) ao estado como o conhecemos hoje levou mais de 600 anos.

A fachada (abaixo) foi concluída somente em 1887. O Duomo foi construído no lugar da antiga catedral dedicada a Santa Reparata que funcionou durante nove séculos até ser demolida completamente em 1375. A ironia é que, depois de pronto, o Duomo se tornou uma clara demonstração do poder e da riqueza de Florença.

Muitas foram as razões para este atraso, mas em resumo, foram duas as principais: primeiro, faltou dinheiro. Quem inventou de fazer uma nova basílica para a cidade (o notário Ser Mino de Cantoribus) esperava que a população contribuísse com a obra, e mesmo obrigando que todos os testamentos passassem a incluir uma cláusula de doação para as obras, não foi fácil manter o fluxo de caixa de uma obra com mármores, bronzes, telas, estátuas e detalhes sofisticados.
A segunda razão é uma mistura de vaidade e fragilidade humana. Enquanto alguns poderosos ficavam modificando projetos, muitos arquitetos faziam fofocas e buscavam o famoso QI (Quem Indica) para assumir as obras. Sobre fragilidade, estamos falando do ser humano: as pessoas morriam e precisavam ser substituídas - tanto quem liberava o dinheiro, quanto quem estava construindo a igreja.


Um exemplo é o que aconteceu em 1348, quando o quarto arquiteto estava trabalhando e a obra parou por um longo tempo por causa da peste negra que reduziu a população da cidade de 90 mil para 45 mil habitantes.

De qualquer maneira o Duomo de Florença – que se chama oficialmente Basílica di Santa Maria del Fiore - foi terminado e é magnífico. Tem uma cúpula monumental feita pelo arquiteto Brunelleschi que escondeu o projeto original e criativo para susxtentar a lanterna e o telhado a 50 metros de altura, uma inovação na época e só o entregou depois que ganhou uma concorrência. Dentro da cúpula está uma pintura de Vasari, magnífica (abaixo).

E um campanário (414 degraus!) de Giotto di Bondonne, o conhecido pintor Giotto, que morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello e foi enterrado “no piso da obra”. Na época da construção o Duomo enfrentou limitações e problemas de arquitetura e construção, sendo o maior em vários quesitos, por muitos anos.
Ao lado do Duomo está o Batistério (em primeiro plano, na foto abaixo), que ao que parece é o edificio mais antigo de Florença. Seu projeto é do século XI e foi construído no lugar de um antigo templo romano dedicado a Marte. Tem oito lados (octagonal), o exterior é revestido com um belíssimo mármore branco e verde e tem tres magníficos portões de bronze – um de Andrea Pisano (o sul, terminado em 1336) e os outros dois de Ghiberti (o norte, de 1424 e o leste, entregue em 1454, chamado de o “Portão do Paraíso” por Michelangelo). 

A planta do Duomo é basilical (um grande espaço interno aberto), e tem três naves divididas por grandes arcos suportados por colunas gigantescas. Tem 153 metros de comprimento por 38 metros de largura e 90 metros no transepto (a área que forma a “cruz” na planta baixa). Os arcos se elevam até 23 metros de altura, e o cume da cúpula chega a 90 metros.

Dentro da Basílica podem ser encontrados vitrais com imagens de santos do Velho e Novo Testamento, monumentos, estátuas, bustos e telas – entre as quais a pintura "Dante e a Divida Comédia", de Domenico di Michelino e afrescos de FraFilippo Lippi (veja abaixo),  um relógio de Paollo Ucello com hora itálica (que começa com o nascer do sol) e relevos, cerâmicas e portas de bronze internas de Luca della Robbia. Um brinde a isso, caro leitor!

(*) Rogerio Ruschel é jornalista, consultor em sustentabilidade socioambiental, enófilo e gosta muito de duomos em geral


6 comentários:

  1. Que lindo! Florença está na minha longa lista de sítios a visitar.
    Abraço desde Portugal
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ruthia. Florença está na tua lista como tudo em POrtugal está na minha lista. Abraços

      Excluir
  2. Adoramos as dicas e fatos históricos mencionados. Veio bem a calhar. Estamos em Florença, visitamos o Duomo, subimos até o ultimo dos mais de 400 degraus, e agira graças ao blog sabemos mais sobre a sua historia. Vamos comemorar com um Brunello de Montalcino em tua homenagem. Obrigado tio. Bjs Raquel e Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestigio e bom proveito, Raquel e Eduardo - tim-tim!

      Excluir
  3. É uma cidade lindíssima. Os seus monumentos são espantosos...E não esquecer o "PONTE VECCHIO"

    Maria Amélia Sarmento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria Amelia. De fato o Duomo de Florença está cercado por belezas fiorentinas...Abraços

      Excluir