Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Filó italiano abre a Vindima 2014 do Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha, Brasil, e a temporada de muita diversão até março


Por Rogerio Ruschel (*)

A Vindima 2014 no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, principal região vinífera do Brasil, será aberta oficialmente neste sábado, dia 1º de fevereiro, com um filó italiano, uma festa com jogos (como o jogo de mora, na foto acima), brincadeiras, música e enogastronomia de qualidade: a alegria transborda, como dá pra ver nas fotos abaixo. É impossivel não se animar e porisso o número de visitantes no Vale dos Vinhedos cresceu de 45 mil turistas em 2001 para 283.240 pessoas em 2013, um aumento de 529% em 12 anos. E a expectativa para 2014 é de um crescimento de 10% a 15%, a começar já pela vindima, entre fevereiro e março, periodo no qual são esperados cerca de 70 mil visitantes. Nas fotos abaixo mais um pouco do animado filó italiano.

A razão do crescimento é simples: este é um belo passeio! O Vale dos Vinhedos foi eleito pela revista americana Wine Enthusiast (uma das mais influentes do mercado) como um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo para se visitar em 2013. A lista reunia algumas regiões de enoturismo já consolidadas como Vale do Rio Douro (Portugal), Stellenbosch (África do Sul), Hunter Valley (Austrália), Monterey County, Califórnia (EUA) e Rioja (Espanha) - e o Vale dos Vinhedos (fotos abaixo - a primeira é da janela da Pousada Borghetto Sant'Anna) foi o único destino da América Latina selecionado.

A Vindima 2014 no Vale dos Vinhedos será aberta oficialmente neste sábado, dia 1º de fevereiro, com um evento que reunirá comunidade, autoridades e turistas. O programa inaugural inclui colheita (foto abaixo) e pisa das uvas no Parreiral Modelo, uma celebração religiosa e o filó italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale. 

O Filó italiano é um momento de oração, cultura, diversão, emoção, jogos e brincadeiras - um resgate cultural das tradições italianas que enriqueceram esta parte do sul do Brasil com música, roupas típicas, comida da boa (geralmente polenta, galeto como na foto abaixo, salsichão, batata frita, conservas, pães, queijos, salames, cucas, biscoitos, tortas, frutas, café, chá…) e muito vinho de qualidade. 

O evento de abertura, promovido pelo Hotel Villa Michelon com o apoio da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos), inicia às 18hs no Parreiral Modelo no entorno do hotel e depois vai para o Salão da Comunidade do 8 da Graciema, onde acontece a bênção religiosa seguida pelo filó. Muito bem: agora você pode procurar agências de turismo, hotéis ou se agendar pela internet para curtir a vindima, que vai até a metade de março. Além das ofertas da programação completa (veja mais abaixo), aproveite para passear por um dos 14 roteiros do vinho e uva para ver arquitetura histórica como na foto abaixo. Para conhecer os roteiros acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/11/segundo-salao-de-enoturismo-do-festuris.html

A programação da vindima 2014 é intensa, recheada de atrativos em vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e cafés e os visitantes podem optar em participar de um dia de colheita com pisa das uvas, do colazione (típico café da manhã), curso de degustação de vinhos, almoços e jantares harmonizados com cardápios especiais, sabrage, visitas guiadas, piquenique nos vinhedos, chá da tarde.

Veja a programação completa no link http://migre.me/hqNjg

Fotos Gilmar Gomes e serviços turísticos

(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e morou em Bento Gonçalves.

 



2 comentários: