Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Pura emoção: vinícola espanhola valoriza a experiência dos peregrinos do Caminho de Santiago com o concurso "1000Caminos"


Por Rogerio Ruschel (*)

“1000 Caminos” (1000 caminhos) é uma grande idéia de marketing, porque associa uma vivência pessoal de grande importância a uma marca de vinho – e como se sabe, a escolha de um vinho é também uma experiência pessoal. Trata-se de um concurso realizado pela empresa vinícola espanhola Martin Codax que valoriza a experiência dos peregrinos no Caminho de Santiago (que, Segundo dizem, é marcante para toda a vida), através da distribuição de prêmios para os melhores relatos em imagens, textos e “lugares secretos”. Veja acima uma das fotos vencedoras em 2013 (de María Rosa Mennucci Agotegaray) que retrata a emocão íntima de um peregrino, e na foto abaixo os vencedores da edição 2013 recebendo seus prêmios.

A edição 2014 (quinta edição) foi lançada no mes de Março e todos os viajantes podem concorrer até Dezembro. As edições anteriores do concurso “1000 Caminos” receberam mais de 350 mil visitantes, cerca de 4.000 fotos e textos inscritos e distribuíram mais de 300 prêmios, Abaixo, uma das foto premiadas em 2013, de Maite Arberas Arza,

Este ano serão oferecidos 90 prêmios ao todo. Todos os meses entre Abril e Dezembro de 2014 três vencedores em cada categoria (nove prémios ao todo) serão eleitos por voto populara na internet e receberão diferentes conjuntos de produtos Martín Codax (vinhos excelentes, muito premiados), notebooks Pilgrim (Peregrino), uma agenda com os dados essenciais para qualquer caminhante e mais um bônus de enoturismo para visitar a adega da empresa e seus vinhedos – aliás, lindos.  (abaixo, outra foto premiada em 2013, de Oria González Portoles.

Ao final da competição, em dezembro, também serão escolhidos três vencedores finais, uma em cada categoria, mas estes serão escolhidos por um júri profissional composto por profissionais da imprensa, escritores e artistas plásticos. Os prêmios finais serão viagens inesquecíveis de seis dias, para duas pessoas:
• Concurso de fotografia : 3 dias em Paris + 3 dias na Borgonha com visita a uma vinícola
• Concurso de histórias : 3 dias em Frankfurt + 3 dias em Mosel -Saar- Ruwer  com visita a uma vinícola
• Concurso de lugares secretos : 3 dias em Veneza + 3 dias na Toscana com visita a uma vinícola
Abaixo, duas fotos retratando a igreja de Santiago, premiadas na edição 2013, de autoria de Armando Gonzalez Alameda e Roberto Sánchez.

A Bodegas Martín Códax é uma cooperativa com atuais 270 sócios produtores (e mais 300 familias fornecedoras de uvas) que foi fundada em 1986 em Pontevedra, no Valle de Salnés, Espanha, vizinha de Portugal. A região fica dentro da Denominação de Origem (DO) Rias Baixas, que é especializada em vinho branco produzido com a uva Alvariño (No mapa abaixo veja que a DO Rias Baixas fica na Galicia, bem à esqauerda e acima, ao longo do Rio Minho).

É uma empresa comprometida com a cultura local e investe na recuperação da cultura galaico-portuguesa. Como tem instalações próximas de uma das rotas do Caminho de Santiago, sempre apoiou os peregrinos e viajantes. Em 2010 transformou este apoio no concurso “1000 Caminos”. 

Veja o site para participar em http://www.1000caminos.com/
Saiba mais sobre a DO Rias baixas em http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/09/no-caminho-de-compostela-conheca-o-bus.html

Este post é dedicado à leitora Joseane R. Boechat.
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e um dia vai fazer o Caminho de Santiago -  nem que seja uma partezinha...
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário