Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Aventuras na gastronomia criativa do surpreendente mundo em miniatura de Pierre Javelle e Akiko Ida

 
Por Rogerio Ruschel (*) 
Você gostaria de brincar de escorregar em um prato de chantilly? Ou mergulhar em um lago de chocoilate? Esculpir em um amendoim? Ou quem sabe jogar golfe em um biscoito? Pois isso você pode fazer se tiver a mesma imaginação de dois gastrónomos-artistas muito criativos que você vai conhecer agora.
-->Desde 2002, os fanáticos pela gastronomia Pierre Javelle e Akiko Ida foram inventando e fotografando uma série de dioramas lúdicas, que eles chamaram de “Minimiam”, combinando estatuetas em miniatura de pessoas interagindo com vários tipos de alimentos. 

Um diorama é um modo de apresentação artística de um ambiente, feito de maneira muito realista representando cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. Lembra daquelas vitrines com animais em museus? Pois é aqueles são dioramas ”normais” com os animais em tamanho natural. E o nome Minimiam é uma combinação das palavras “miniatura” e "delicioso" (“miam” em francês). 
-->Akiko é uma japonesa que além de ser boa em culinária, também sempre gostou de fotografar. Akiko se especializou em criar pães e acabou se tornando uma fotógrafa de alimentos muito badalada na Europa. Pierre é francês da Borgonha e também trabalha com desenhos. Ele se confessa influenciado pelos personagens das Histórias em Quadrinhos (de onde vem as miniaturas?) e pelo trabalho do famoso fotógrafo Cartier-Bresson. Veja abaixo os dois criadores, em auto-retratos ou auto-bonequinhos.
-->Pois os dois juntos criaram os Minimiams que são utilizados como ilustrações por revistas de gastronomia, design e revistas de bordo como Air France Magazine, TGV Magazine, ou jornais como Le Monde ou Paris-Times – alem de campanhas publicitárias de produtos alimentícios, é claro.
-->Os dramas em miniatura criam cenários muito criativos e atraentes que nos permitem ver cenas da vida de pessoas comuns, relaxando ou trabalhando, em ambientes criados com elementos de gastronomia como frutas, legumes, pratos prontos ou doces, como se fossem situações quotidianas. 

-->Realmente uma bela criação que valoriza os alimentos, as pessoas e a beleza gráfica. Faço um brinde a Pierre Javelle e Akiko Ida, os criadores dos Minimiams.

O site dos artistas é - http://www.minimiam.com/en/goen.html

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil e gosta de boa comida e pessoas criativas

-->

2 comentários: