Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Conheça "Vida de Baco", uma belíssima coleção de 10 gravuras holandesas de 1585, parte do acervo do novo Portal Web Coleções Vivanco


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu querido leitor ou leitora: a sua viagem ao mundo do vinho vai ficar ainda mais rica, agradável e rápida, porque a maior coleção de documentos sobre a historia do vinho está a poucos cliques do seu computador. Trata-se do Portal Web Coleções Vivanco, a nova iniciativa do Museu Vivanco de Cultura do Vinho, o melhor museu de sua categoria do mundo, premiado pela Unesco e por toda a comunidade, que tem preciosidades como estas dez que In Vino Viajas traz para você agora, com a história do mitológico deus romano Baco.


Na foto de abertura desta matéria está uma das 9.000 peças do acervo pictórico: uma rara gravura holandesa de uma coleção do século XV sobre a história de Baco. A gravura mostra como o deus romano Júpiter (Zeus para os gregos), o pai (a mãe foi a mortal Sêmele) leva o ainda bebê Baco (o futuro deus do vinho, chamado de Dionísio pelos gregos) para longe da ciumenta Juno (a Hera dos gregos). Juno é a deusa que segundo a mitologia romana iria transformar Baco, quando pós-adolescente, de um bom rapaz em um louco que ficaria vagando pelo mundo (sim, "dando um rolê"...), enchendo a cara e fazendo maldades e besteiras. O mito conta que depois desta fase Baco seria “endireitado” por outra deusa, Cibele, e então descobriria a vinha e se tornaria o deus do vinho. Nesta reportagem você vai poder conhecer esta coleção de gravuras que está disponível no portal do Museu Vivanco.


Todas as iniciativas da Fundação Vivanco, a mantenedora do Museu, são criativas, como o vinho produzido por eles e este mantém a tradição: é um projeto no qual a tecnologia mais inovadora foi utilizada para criar um motor de busca dentro do acervo do Museu, que permite ao leitor acessar rapidamente e de forma eficaz a história fascinante que cerca os 8.000 anos de história de convívio do homem com o vinho.

O Portal Web Coleções Vivanco aproxima ainda mais o resultado de 40 anos de pesquisa e investimento da família Vivanco e catalogação de peças, um trabalho intensivo feito por uma equipe especializada dedicada ao conhecimento da cultura do vinho. Como se costuma dizer por ai: esta dedicação não tem preço. O leitor de In Vino Viajas já conhece o Museu Vivanco e o homem que o dirige, Santiago Vivanco. Quer relembrar? Veja no fim desta reportagem alguns links de interesse.

A plataforma do Portal Web Coleções Vivanco já está operando e aos poucos vai incorporar a extensa literatura e coleção do museu via online, com mais de 9.000 obras com alto valor histórico. Entre as peças estão desde obras de até 3.000 anos AC a obras de Mantegna, Dürer, Rembrandt, Sorolla, Dalí, Miró e outros artistas conhecidos. Estas obras coexistem no espaço web com mais de 13.500 referências bibliográficas incluindo incunábulos, livros, cartões postais, mapas, estsudos, cartas manuscritas bibliográficas (até mesmo de Louis Pasteur), uma coleção de moedas em circulação ou música. O acervo inclui uma excursão pelo mundo do vinho através de diferentes meios de comunicação, como em fotografias, o que inclui obras de Cartier-Bresson.

Entre as obras já disponíveis está uma coleção de gravuras de artistas holandeses do século XVI sobre a Vida de Baco algumas das quais estão ilustrando esta reportagem. As gravuras fazem parte de uma série de 11 estampas criadas entre os anos 1580 a 1590, associando um trabalho de gravação de Jacob Matham a partir de desenhos de David Vinckboons, editado por Frederic de Wit. sugiro que você olhe com calma para as gravuras, tanto no que acontece na terra como no céu, onde quase sempre se pode ver alguma cena que envolve deuses mitológicos.

Todos elas são numeradas no canto inferior direito (nem sempre dá para ver aqui), mas a primeira da série – a que abre esta reportagem - é a única que tem o título "Vita Bachi" e as inscrições "DVDinv/Mantham Scul" (canto inferior esquerdo) e "Joachim Ottens et de Wit excudit F" (ângulo inferior direito).Veja que em quase todas as gravuras é possivel ver videiras, uvas ou ânforas de vinho.
 
São gravuras belíssimas, com mais de 450 anos, algumas das quais você vê nesta reportagem e que contam a sequência da história da Vida de Baco, mas In Vino Viajas sugere qe você acesse o Portal Web Coleções Vivanco para conhecer detalhes e viajar pelo mundo da cultura do vinho como em nenhum outro lugar da internet. E lá tem muito mais. Embarque ainda hoje!
Para acessar o Portal Web Coleções Vivanco: http://colecciones.vivancoculturadevino.es/
Para conhecer Santiago Vivanco, veja esta entrevista exclusiva: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/12/a-cultura-do-vinho-pode-ser-um.html
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, mas costuma viajar pelo mundo de verdade ou em pensamentos - ou ainda pela internet, como nesse caso. 

2 comentários: