Pesquisar neste blog

domingo, 27 de março de 2016

Conheça Cartaxo, a terra do vinho e da uva, do mais antigo Museu do Vinho de Portugal, da Festa do Vinho de Maio e sede da AMPV


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado amigo ou amiga, cartaxo é o nome de um pássaro em Portugal. Mas é também uma cidade, uma bela cidade portuguesa no Distrito de Santarém, cerca de 70 quilometros de Lisboa, que vem arrancando elogios de visitantes ilustres há séculos: Gil Vicente, o primeiro grande dramaturgo portugues em 1530 dizia que Cartaxo era uma das povoações mais bonitas de Portugal e Almeida Garrett, o impulsionador do teatro no país, também era fã da região, já nos anos 1840. Na foto abaixo o Mercado municipal.

Pela vizinhança com Santarém, Cartaxo (foto aérea, abaixo) certamente tem raizes bem antigas. A historia registra que o nome Cartaxo foi dado pela Rainha Santa Isabel, mulher do rei Dom Dinis. Aliás, Dom Dinis em 1.320 criou uma política pública que podíamos copiar no Brasil, 700 anos depois: ele isentou os agricultores de impostos por cinco anos se plantassem uvas para a produção de vinho!

Indo a Cartaxo aproveite para visitar Santarém, a capital do gótico português, cidade cuja fundação data de cerca de 800 anos AC e é citada nas mitologias greco-romana e cristã – veja abaixo foto da Igreja do Seminário de Santarém.

Cerca de 65% do território de Cartaxo é ocupado pela agricultura - especialmente pela vitivinicultura, realizada na região desde o século X com uvas tintas e brancas, atualmente uma sub-região com a DOC Ribatejo. A uva está até mesmo no brazão da cidade (veja abaixo) e a Adega Cooperativa do Cartaxo, com uma área de cerca de 1.000 hectares, na qual produz cerca de 7 milhões litros de vinho por ano, é a mais conhecida produtora da região – veja seus vinhos na foto abaixo.


Cartaxo é a sede da AMPV – a Associação que congrega cerca de 60 dos Municipios Portugueses do Vinho: em Cartaxo estão o presidente, Pedro Magalhães Ribeiro, também prefeito de Cartaxo e o secretário geral, José Arruda.


Lá está também o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, criado em 1984, o mais antigo museu sobre a temática do vinho e do mundo rural existente em Portugal. Ele fica na Quinta das Pratas, com cerca de 20 ha que recriam uma propriedade agrícola portuguesa do século XX, com adega restaurada e uma taberna, um espaço de convívio no meio rural – veja as fotos abaixo.

Cartaxo está na Rota dos Vinhos do Tejo (DOC Ribatejo) e tem várias festas ligadas a agricultura e ao vinho, além de participar ativamente do Dia do Enoturismo, em novembro, como mostra o cartaz abaixo.

Desde 1988 a cidade realiza uma conhecida Festa do Vinho, no começo de maio, evento que em 2015 reuniu cerca de 50 expositores e incluiu apresentação de novos vinhos, provas guiadas, seminário técnico, concursos, música, danças e gastronomia da melhor qualidade que ajudam a promover a fama da “Capital do Vinho”, uma mobilização criada pela Câmara Municipal em 2002 para dinamizar a atividade vinícola no municipio.

Outras duas festas ligadas ao vinho animam o calendário cultural de Cartaxo: a Festa das Vindimas e a Festa dos Fazendeiros. A Festa das Vindimas é realizada há mais de três décadas no mes de outubro em Vila Chã de Ourique, e um dos pontos altos é o Cortejo das Vindimas que sai às ruas mostrando as principais tarefas rurais montadas em carros alegóricos - como o alegre cidadão da foto abaixo.

De dois em dois anos, desde 1956, se realiza a Festa dos Fazendeiros no Domingo de Pascoela, um dos eventos mais típicos da freguesia de Pontével e do concelho (município) do Cartaxo. É uma festa popular na qual se apresentam tradições rurais e agrícolas, através do cortejo de carros alegóricos e da decoração de janelas e fachadas das casas da vila.

Estando em Cartaxo pense além do vinho e aproveite para conhecer o patrimônio cultural da cidade que deve incluir a Igreja Matriz de São João Batista (1522) veja foto acima e o vizinho Cruzeiro do Senhor dos Aflitos, do primeiro quartel do século XVI, tombado como Monumento Nacional e composto por uma imagem do Senhor dos Aflitos crucificado, esculpido em pedra, uma obra de grande valor artístico. Faça uma visita a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Pontével, a Aldeia da Palhota, em Valada e ao Palácio dos Chavões, em Vila Chã de Ourique.

E não se esqueça de provar as delícias gastronômicas com o vinho da região, como o pão de trigo ou de milho, migas e magusto; os peixes sável, fataca e enguia além das tradicionais sardinhas assadas e do bacalhau; as carnes de porco, galinha ou coelho, toucinho e os chouriços.  Na foto acima, lombos de bacalhau com broa e chouriço, uma delicia, meu caro leitor ou leitora.
Então já sabe: boa viagem e bom apetite.

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e pretende visitar Cartaxo e Santarém em breve.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Gostaria de compartilhar uma foto de uma guirlanda de Natal que minha mãe fez com as rolhas do vinho Cartaxo. Como proceder? Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tentar assim: faça uma foto em .jpg e publique como comentário.
      Obrigado pela leitura. Abraços

      Excluir