Pesquisar neste blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

Conheça “Roger Trip Sabores de Portugal”, o roteiro de turismo que harmoniza criatividade, bom gosto e qualidade num super-exclusivo banquete turistico



Por Rogerio Ruschel (*) 
Meu prezado leitor ou leitora: estou anunciando o lançamento do primeiro programa Roger Trip, a série de roteiros de turismo diferenciado nos quais estou trabalhando há alguns meses. Com as Roger Trips quero apresentar a pessoas de bom gosto experiências turísticas que associam cultura, diversão, vivência e aprendizado; serão roteiros desenvolvidos por mim, jornalista veterano e editor do blog In Vino Viajas, em parceria com a About Dreams, uma criativa e inovadora agência de receptivo turístico do Alentejo, Portugal. Só para você ter uma ideia, a edição de junho da badalada revista "Global Citizen", do Dubai, considera um passeio no Alentejo, como um dos melhores do mundo e recomenda quatro atrações que estão no roteiro "Roger Trips Sabores de Portugal".
O primeiro programa Roger Trip tem foco na culinária portuguesa e foi feito para quem trabalha ou quer trabalhar com alimentos e para quem quer aprender mais sobre os sabores de Portugal, já que estão na moda. O “Roger Trip Sabores de Portugal”, tem duas saídas planejadas: grupos de 21 a 28 de outubro e outro de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2017.  É uma experiência turística realmente exclusiva que harmoniza turismo, aprendizado e lazer sem estresse e com muita classe. Depois de muitos exercícios, idéias e conversações minhas, da Inês, Sónia e Marta, as sócias da About Dreams, com fornecedores, o programa se tornou um delicioso banquete turistico com vários “pratos” – veja a seguir. Abaixo, quadro português com banquete da nobreza, de autor desconhecido: come-se bem há séculos em Portugal...

O “primeiro prato” é dedicado ao aprendizado, são vivências para degustar e aprender sobre a gastronomia portuguesa. O roteiro começa com um passeio no Centro Histórico de Lisboa onde você vai conhecer os lugares de turismo obrigatórios, com um detalhe: vai degustar especialidades portuguesas, doces e pasteis da doçaria conventual portuguesa, em endereços para não-turistas.

Neste “primeiro prato”, uma exclusividade Roger Trip: visitas técnicas aos dois mais importantes mercados públicos de Portugal: o belo Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde os descolados vão almoçar, e o badalado Mercado do Livramento de Setúbal, um dos melhores mercados de peixe do mundo segundo o jornal US Today – e certamente um dos mais bonitos, com seus 5.700 azulejos (os dois nas fotos abaixo). Nestes mercados você vai poder ver e fotografar as especiarias portuguesas, mas também conversar com os feirantes, anotar dicas, aprender receitas e degustar delicias – tudo diretamente da fonte!

Quer mais? Pois deu trabalho mas conseguimos: você vai participar de quatro workshops de culinária, instrutivos e agradáveis. O primeiro é sobre especialidades portuguesas na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; outro sobre culinária alentejana na badalada Portuguese Cooking School em Évora; vai curtir também um workshop de culinária de frutos do mar na Escola de Hotelaria de Setúbal (foto abaixo) – e não menos importante, vai aprender a fazer a deliciosa doçaria conventual centenária com experientes cozinheiras de Lisboa.
Esses são alguns dos ingredientes do “prato de aprendizado” do banquete turístico que é a “Roger Trip Sabores de Portugal” entre os dias 20 e 27 de maio; veja agora o “segundo prato”, que é formado por turismo de qualidade. Nós incluimos três passeios fundamentais: uma caminhada no Centro Histórico de Lisboa incluindo os cafés clássicos do Rossio; um passeio encantador no centro histórico da Cidade-Museu de Évora (foto abaixo), um Patrimônio da Humanidade que atrai gente do mundo inteiro (cidade onde moram a Marta e a Sónia, da About Dreams) e um espetacular passeio na vila medieval de Monsaraz, a preservadíssima fortaleza dos Cavaleiros Templários com mais de 900 anos, que você nunca mais vai esquecer (fotos abaixo).
Mas nosso turismo também é diferenciado: um passeio nas águas calmas do belo Alqueva, o maior lago artificial da Europa a bordo do charmoso veleiro Sem Fim, construido na Holanda em 1913 (sugestão da Inês) veja abaixo.

E uma surpresa encantadora: turismo astronômico na Reserva Dark Sky, o primeiro sitio do mundo a receber a certificação “Starlight Tourism Destination Certification”, concedida pela Fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, OMT e IAC (fotos abaixo). Quando conheci o Dark Sky lá uma diretora da NASA que se apaixonou pelo espetacular céu estrelado do Alentejo.
E tem mais na parte de turismo da “Roger Trip Sabores de Portugal”, uma atração que não costuma estar nos roteiros convencionais: um passeio na Serra da Arrábida, considerada uma das mais belas paisagens portuguesas e do mundo, e que fez grande sucesso numa recente reportagem do Globo Repórter. Só para constar: a Inês já tinha sugerido quando a Rede Globo fez o programa.
Mas o banquete turistico que é a “Roger Trip Sabores de Portugal” tem um “terceiro prato”, formado por provocações da visão e do paladar: vinhos, jantares e shows. Você vai degustar jantares em restaurantes premiados de Évora, da vila medieval de Monsaraz (o Sem Fim, que também produz azeites) e um inesquecível jantar no Restaurante Belcanto, do chef José Avillez, que acumula quatro estrelas Michelin e foi o Chef do Ano da revista Wine em 2015 (abaixo) – uma uma conquista da About Dreams, pois esta será uma estreia exclusiva para a nossa viagem ... E claro, sempre acompanhado de vinhos clássicos portugueses.
E por falar em vinhos, se prepare: incluimos visitas a três das mais importantes vinícolas do Alentejo: a Bacalhoa (onde você vai conhecer a Quinta e o magnífico Palácio da Bacalhôa – a adega na foto abaixo), a Adega da Cartuxa (produtora do icônico vinho Pêra-Manca, o vinho português mais conhecido no mundo ao lado do Porto) e a Herdade do Esporão, empresa secular com extensos vinhedos (foto abaixo) cujos limites foram estabelecidos no ano de 1267 (sim, 1267, duzentos e cinquenta anos antes da descoberta do Brasil!). Minha dica: não deixe de degustar também os maravilhosos azeites de oliva de classe superior.
E como comida e bebida combina com música, o “Roger Trip Sabores de Portugal” inclui um show na Casa de Fados Sr. Vinho, de Lisboa, considerada a melhor de Portugal, e uma apresentação inesquecível de Cante Alentejo - o coral masculino de agricultores que vai deixar você arrepiado, como eu fiquei. São duas manifestações culturais reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade e que precisavam estar em uma Roger Trip, as viagens planejadas por mim com a experiência local e profissional da Inês, Sónia e Marta, da About Dreams.

Mas como tempero acrescentamos mais um diferencial: nosso negócio é o conteúdo, a qualidade e a vivência da viagem, e porisso achamos justo que você aproveite suas milhas ou ofertas promocionais de internet para adquirir o trecho aéreo. Assim a “Roger Trip Sabores de Portugal” começa com todo o grupo se encontrando no aeroporto de Lisboa dia 20 de maio. Aliás, o grupo tem apenas 12 lugares – e certamente serão ocupados por pessoas de bom gosto.

Conheça a programação completa e faça sua reserva. Você vai ver, viver, fazer e aprender sobre os sabores de Portugal. E vai trazer na bagagem uma conquista pessoal valiosa para sua carreira e uma história inesquecível para seus amigos. Acima, com Rui Flores, um dos enólogos da Herdade do Esporão; abaixo um poema de Fernando Pessoa escrito na parede de um restaurante no Alentejo e que traduz um pouco da alma deste povo.
 Baixe o PDF com a programação completa em http://migre.me/twBbt
Saiba mais sobre minhas viagens de autor em http://migre.me/twBdu
Ou se preferir fale comigo pelo fone +55-11-9-9974-3187
Já escrevi muito sobre o Alentejo; para ver acesse In VIno Viajas e procure por Alentejo no espaço em baixo do logotipo. Uma sugestão: http://migre.me/txeOO
(*) Rogerio Ruschel é editor do In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e está apaixonado pelo Alentejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário